No último mês de dezembro, cientistas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Japão (NICT, na sigla em inglês) realizaram um estudo para testar a velocidade máxima de transmissão de internet por meio de fibra óptica. Como resultado, foi possível alcançar uma taxa recorde de 1 Petabit por segundo utilizando apenas uma fibra padrão de 0.125 mm.

O estudo contou com a participação da empresa Nokia Bell Labs e da Prysmian, fabricante de cabos italiana, para sua realização. O método adotado uniu o uso de multiplexadores modais e a transmissão óptica de banda larga espectral em uma fibra com 23 km de comprimento e design tradicional. Por meio do aparato, os pesquisadores conseguiram demonstrar a transmissão de 382 canais de comprimento de onda, modulados com sinais 64-QAM.

Em outras palavras, o experimento atingiu uma capacidade total de rede que possibilita a transmissão 1 milhão de Gigabits por segundo, suficiente para transmitir mídias com resolução 8K UHD, com 7680 × 4320 pixels, para 10 milhões de dispositivos simultaneamente.

Loading...