A fibra óptica já era a principal tecnologia de banda larga no Brasil desde março de 2020. Um ano depois, a modalidade FTTH (fibra até a casa do assinante) superou pela primeira vez a soma de todos os outros meios de acesso como cabos metálicos (xDSL ou Ethernet), cabo coaxial (HFC), rádio e satélite.

O crescimento da fibra óptica no Brasil

Há 10 anos, era praticamente impossível prever que a fibra óptica seria a principal tecnologia de banda larga residencial do Brasil num futuro próximo: o serviço até existia na época, mas era caro e tinha cobertura limitada a bairros mais ricos de grandes cidades.

De acordo com os dados da Anatel, o salto da fibra óptica começou no final de 2016, quando a tecnologia ainda disputava acessos com as conexões via rádio. O crescimento mais expressivo iniciou em 2017, quando a Anatel flexibilizou as regras para prestadoras de pequeno porte.

Acessos de banda larga por tecnologia (Imagem: Reprodução/Anatel)

Acessos de banda larga por tecnologia (Imagem: Reprodução/Anatel)

Os investimentos em fibra das grandes operadoras

As grandes operadoras têm encontrado dificuldade em manter clientes de banda larga com tecnologia antiga. O investimento em fibra óptica está no radar de investimento de todas as principais teles.

Loading...